APLICAÇÃO ULTRASSONS



Aplicação da Limpeza por Ultrassons

Um sistema de limpeza por ultrassons consiste em duas partes fundamentais, um gerador de alta-frequência e um transdutor, normalmente de tipo piezoelétrico, aplicados a uma cuba.
O transdutor transforma a energia elétrica de alta-frequência em energia mecânica, através do som (vibração), que quando aplicado a um líquido produz o efeito de cavitação.

Cavitação: É a forma rápida e o colapso (implosão) de milhões de bolhas minúsculas dentro de um líquido. A cavitação é produzida pela alternância de ondas de pressão altas e baixas, que são geradas pela alta-frequência. Durante a fase de baixa pressão, estas bolhas, de tamanho microscópio, crescem até atingir a fase de pressão alta, altura em que comprimem e implodem. O efeito de milhões de implosões por segundo torna o processo de limpeza por ultrassons muito poderoso na remoção de sujidades.
Em algumas indústrias os ultra-sons são uma mais-valia na limpeza e na rapidez de processos.

Galvânica: Sempre que se pretenda depositar por processo químico um metal sobre uma peça, com fins decorativos ou outro, esta tem que estar isenta de qualquer tipo de suidade ou gordura para que a aderência seja uniforme, duradoura e esteticamente agradável. Esta peça pode ser limpa manualmente com a ajuda de químicos mas põem-se dois problemas:
- Zonas manualmente inacessíveis e a quantidade de peças a tratar, o que implica o desperdício de muito tempo.

As máquinas de limpar por Ultrassons – Equiultra® existem para resolver estes problemas.

Limpeza rápida e eficaz: O material é colocado em suspensões ou suspenso em arame, mergulha nos ultra-sons durante 3 a 5 minutos, retira-se, enxagua e segue o processo normal. Resultado? Peças com um acabamento perfeito, bonito e máxima aderência sem intervenção manual na limpeza.

Procure em Geradores “Nova Geração”.